Construindo interfaces


É notório e sabido que hackers e programadores em geral odeiam pensar em interfaces, e acham isto absolutamente inútil. Afinal, é muito mais divertido manipular as coisas na raça…e de qualquer forma, nenhuma interface é complicado para experts……Apesar de não concordar 100% com isso, assumo que muitas vezes abro mão de interfaces gráficas bonitinhas para mexer em arquivos tenebrosos. Sobretudo quando tenho que configurar uma máquina com Linux.

Mas o fato e que, por sorte, 99.9% das pessoas não são hackers, e nem ao menos tem intimidade com computador [nda: essa porcentagem é completamente fictícia e saiu da minha cabeça, mas serve pra ilustrar o fato que a maioria das pessoas não são hackers] . E ao usar um software, a maioria das pessoas não irão ficar impressionadas se o seu algoritmo é recursivo, roda em O(n), ou usando apenas um loop [nda: se você entendeu o que eu escrevi agora, não tem dúvida: você é geek :-)]. Interface gráfica, para quem desenvolve softwares comerciais desktop, web, para palm, celular e qualquer outro dispositvo gráfico, é crucial. Eu encaro interfaces como encaro engenharia de software: deve ser um porre de se pesquisar e estudar, mas são ferramentas essenciais para qualquer bom programador comercial.

Encontrei hoje um artigo do Joel Spolsky bastante longo (9 capítulos), mas bem interessante e agradável de se ler, sobre princípios básicos que devem ser utilizados para se construir uma boa interface gráfica. É basicamente um resumo de um curso universitário de IHC. Vale a pena dar uma olhada.

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